Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Confirmo a autoria do texto a ser submetido
Prova Pública de Acesso e Ingresso Interno 2025
Termos Gerais do Processo de Prova Pública de Aptidão Pedagógica e Científica.
1.º Época para o Acesso e Ingresso Interno 2025
Calendário
# |
Etapas |
Responsáveis |
Datas |
Pré-anúncio da abertura da época de Prova pública |
Vice-Reitor para os Assuntos Científicos e Pós-graduação |
23 de Abril |
|
2. |
Anúncio da abertura da época de realização da Prova pública |
Magnífico Reitor |
30 de Abril |
3. |
Submissão da candidatura para a Prova publica na plataforma https://dl.uninjingambande.ed.ao/ |
Docentes candidatos, nos termos do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto Executivo n.º 140/21. |
De 30 de Abril a 15 de Junho |
4. |
Avaliação administrativa das candidaturas submetidas pelos docentes e preparação da proposta inicial de membros das mesas de júri |
Presidentes dos Conselhos Científicos (ouvidos os seus membros) |
De 15 de Junho a 7 de Agosto |
5. |
Divulgação dos resultados da avaliação administrativa |
Reitoria |
8 de Agosto |
6. |
Apresentação de reclamações (Candidatos rejeitados) aos Gestores das UOs |
Docentes candidatos |
Entre 11 e 12 de Agosto |
7. |
Respostas às reclamações aos candidatos rejeitados e proposta final das mesas de júri |
Gestores das UOs (ouvidos Presidentes dos Conselhos Científicos) |
De 12 a 15 de Agosto |
Nomeação do júri da prova pública e notificação das partes interessadas sob o auto |
Magnífico Reitor (sob proposta dos Gestores das UOs, ouvidos os Conselhos Científicos) |
De 15 a 18 de Agosto |
|
9. |
Apresentação de suspeição, dirigida ao Magnífico Reitor, em relação ao júri |
Candidatos |
De 19 a 21 de Agosto |
10. |
Tratamento das reclamações |
Magnífico Reitor (ouvidos os Presidentes de júri) |
22 de Agosto |
Avaliação dos trabalhos escritos |
Presidentes de Júri |
De 22 de Agosto a 5 de Setembro |
|
Publicação da decisão (aceitação/rejeição) para a apresentação oral (defesa pública / aula ou aula magna da Prova Pública) |
Gestores das UOs |
De 5 a 8 de Setembro |
|
Apresentação de reclamações (Candidatos rejeitados para a defesa pública) aos Gestores das UOs |
Docentes candidatos |
9 e 10 de Setembro |
|
o Resposta às reclamações e Publicação da lista definitiva de candidatos admitidos. o Apresentação das propostas de datas paras as provas públicas o Despacho de anúncio da realização da prova pública |
o Gestores das UOs (sob proposta do Presidentes de Júri)
o Magnífico Reitor |
De 11 a 16 de Setembro |
|
Realização das sessões da prova pública. Deliberação e Publicação dos resultados provisórios da Prova pública |
Presidentes de júri |
De 29 de Setembro a 3 de Outubro |
|
Apresentação de reclamações |
Candidatos |
Até 24 horas após a anúncio da Deliberação da prova pública |
|
Resposta às reclamações e Publicação da lista definitiva de candidatos admitidos |
Gestores das UOs (ouvidos os Presidentes de Júri) |
De 4 a 9 de Outubro |
|
18. . |
o Publicação dos resultados definitivos o Publicação do relatório |
Unidades Orgânicas |
Até 10 de Outubro |
Procedimentos Gerais
A natureza da Prova Pública de Aptidão Científica e Pedagógica é definida pelos números 1, 2 e 3 do artigo 5.º do Decreto Executivo n.º 140/21, de 1 de Junho (disponível na página de documentos legais da URNM[2]). De forma complemente, o candidato deverá igualmente consultar o artigo 25.º do mesmo normativo.
Em conformidade com o n.º 4 do artigo 5 do Decreto Executivo n.º 140/21, a formatação do trabalho escrito deverá obedecer ao padrão institucional das monografias “URNM_modelo_monografia_TFC_v2.0.doc”[3], com as devidas adaptações, caso aplicável. No total, o trabalho escrito não deverá exceder vinte (20) páginas. A parte útil do trabalho escrito, que exclui as capas, separadores, sumário, listas, bibliografia e anexos, não deverá ser inferior a cinco (5) páginas, nem exceder dez (10) páginas.
A apresentação oral deve ser estruturada segundo os padrões didáticos universalmente reconhecidos, apoiada por um suporte digital baseado no modelo institucional “URNM_modelo_monografia_TFC_v2.0.doc”*.
As demais regras ligadas à prova pública, incluindo os parâmetros de avaliação, classificação e resultados final, constam do Decreto Executivo n.º 140/21.
Para efeitos de simulação, uma planilha encontra-se disponíveis na página de documentos legais da URNM. Os demais suportes aprovados nos “Procedimentos Específicos Complementares da Prova Pública”, serão igualmente utilizados pelos membros de júri, para efeitos de avaliação das duas fases da prova.
Instruções sobre a submissão da candidatura
- Preparar o processo
O processo de candidatura será composto por um requerimento, nos termos do n.º 2 do artigo 8.º do Decreto Executivo n.º 140/21, cujo modelo está disponível na página de documentos legais da URNM. O requerimento será acompanhado das peças descritas no número 1 do artigo 9.º do Decreto Executivo n.º 140/21. A submissão do processo de candidatura far-se-á através de um único documento em PDF, fusionando todos os elementos acima descritos. O nome do documento em questão deverá respeitar o seguinte formato: INICIAISDAUNIDADEORGANICA_Primeiro.UltimoNomeDoCandidato.pdf
[2] https://uninjingambande.ed.ao/documentos-legais/
[3] Disponível na página de documentos legais da URNM
Declaração de Direitos de Autor
Please, check the call terms of reference
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.