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Prova Pública de Acesso e Ingresso Interno 2025

Termos Gerais do Processo de Prova Pública de Aptidão Pedagógica e Científica.

1.º Época para o Acesso e Ingresso Interno 2025

Calendário

#

Etapas

Responsáveis

Datas

 

Pré-anúncio da abertura da época de Prova pública

Vice-Reitor para os Assuntos Científicos e Pós-graduação

23 de Abril

2.        

Anúncio da abertura da época de realização da Prova pública

Magnífico Reitor

30 de Abril

3.        

Submissão da candidatura para a Prova publica na plataforma https://dl.uninjingambande.ed.ao/

Docentes candidatos, nos termos do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto Executivo n.º 140/21.

De 30 de Abril a 15 de Junho

4.        

Avaliação administrativa das candidaturas submetidas pelos docentes e preparação da proposta inicial de membros das mesas de júri

Presidentes dos Conselhos Científicos

(ouvidos os seus membros)

De 15 de Junho a 7 de Agosto

5.        

Divulgação dos resultados da avaliação administrativa

Reitoria

8 de Agosto

6.        

Apresentação de reclamações (Candidatos rejeitados) aos Gestores das UOs

Docentes candidatos

Entre 11 e 12 de Agosto

7.        

Respostas às reclamações aos candidatos rejeitados e proposta final das mesas de júri

Gestores das UOs

(ouvidos Presidentes dos Conselhos Científicos)

De 12 a 15 de Agosto

 

Nomeação do júri da prova pública e notificação das partes interessadas sob o auto

Magnífico Reitor

(sob proposta dos Gestores das UOs, ouvidos os Conselhos Científicos)

De 15 a 18 de Agosto

9.        

Apresentação de suspeição, dirigida ao Magnífico Reitor, em relação ao júri

Candidatos

De 19 a 21 de Agosto

10.     

Tratamento das reclamações

Magnífico Reitor

(ouvidos os Presidentes de júri)

22 de Agosto

 

Avaliação dos trabalhos escritos

Presidentes de Júri

De 22 de Agosto a 5 de Setembro

 

Publicação da decisão (aceitação/rejeição) para a apresentação oral (defesa pública / aula ou aula magna da Prova Pública)

Gestores das UOs

De 5 a 8 de Setembro

 

Apresentação de reclamações (Candidatos rejeitados para a defesa pública) aos Gestores das UOs

Docentes candidatos

9 e 10 de Setembro

 

o   Resposta às reclamações e Publicação da lista definitiva de candidatos admitidos.

o   Apresentação das propostas de datas paras as provas públicas

o   Despacho de anúncio da realização da prova pública

o   Gestores das UOs

(sob proposta do Presidentes de Júri)

 

o   Magnífico Reitor

De 11 a 16 de Setembro

 

Realização das sessões da prova pública. Deliberação e Publicação dos resultados provisórios da Prova pública

Presidentes de júri

De 29 de Setembro a 3 de Outubro

 

Apresentação de reclamações

Candidatos

Até 24 horas após a anúncio da Deliberação da prova pública

 

Resposta às reclamações e Publicação da lista definitiva de candidatos admitidos

Gestores das UOs

(ouvidos os Presidentes de Júri)

De 4 a 9 de Outubro

18.    .

o   Publicação dos resultados definitivos

o   Publicação do relatório

Unidades Orgânicas

Até 10 de Outubro

 

 

Procedimentos Gerais

A natureza da Prova Pública de Aptidão Científica e Pedagógica é definida pelos números 1, 2 e 3 do artigo 5.º do Decreto Executivo n.º 140/21, de 1 de Junho (disponível na página de documentos legais da URNM[2]). De forma complemente, o candidato deverá igualmente consultar o artigo 25.º do mesmo normativo.

Em conformidade com o n.º 4 do artigo 5 do Decreto Executivo n.º 140/21, a formatação do trabalho escrito deverá obedecer ao padrão institucional das monografias “URNM_modelo_monografia_TFC_v2.0.doc”[3], com as devidas adaptações, caso aplicável. No total, o trabalho escrito não deverá exceder vinte (20) páginas. A parte útil do trabalho escrito, que exclui as capas, separadores, sumário, listas, bibliografia e anexos, não deverá ser inferior a cinco (5) páginas, nem exceder dez (10) páginas.

A apresentação oral deve ser estruturada segundo os padrões didáticos universalmente reconhecidos, apoiada por um suporte digital baseado no modelo institucional “URNM_modelo_monografia_TFC_v2.0.doc”*.

As demais regras ligadas à prova pública, incluindo os parâmetros de avaliação, classificação e resultados final, constam do Decreto Executivo n.º 140/21.

Para efeitos de simulação, uma planilha encontra-se disponíveis na página de documentos legais da URNM. Os demais suportes aprovados nos “Procedimentos Específicos Complementares da Prova Pública”, serão igualmente utilizados pelos membros de júri, para efeitos de avaliação das duas fases da prova.

Instruções sobre a submissão da candidatura

  • Preparar o processo

O processo de candidatura será composto por um requerimento, nos termos do n.º 2 do artigo 8.º do Decreto Executivo n.º 140/21, cujo modelo está disponível na página de documentos legais da URNM. O requerimento será acompanhado das peças descritas no número 1 do artigo 9.º do Decreto Executivo n.º 140/21. A submissão do processo de candidatura far-se-á através de um único documento em PDF, fusionando todos os elementos acima descritos. O nome do documento em questão deverá respeitar o seguinte formato: INICIAISDAUNIDADEORGANICA_Primeiro.UltimoNomeDoCandidato.pdf

[2] https://uninjingambande.ed.ao/documentos-legais/

[3] Disponível na página de documentos legais da URNM

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